Principais serviços oferecidos pela Internet



No final dos anos 60, o mundo estava passando por um dos processos mais radicais da cultura conhecido na história: A contracultura. Estudantes, historiadores e até cientistas da comunicação apanharam a idéia de revolucionar, de ter um novo conceito, de criar uma nova idéia, de abordar outros temas etc. Começou a ser desenvolvida a Internet, o meio de comunicação mais utilizado atualmente que é adjetivada como a amplificadora da globalização. A Internet tem várias funções, desde transmissora de recados (e-mails), até como programas de navegação em textos didáticos e acesso às contas bancárias online. Confira abaixo os principais serviços oferecidos pela internet:

World Wide Web:
A World Wide Web, que também pode ser chamada Web ou WWW é em termos gerais, a interface gráfica da Internet. Ela é um sistema de informações organizado com o intuito de englobar todos os outros sistemas de informação disponíveis na Internet.
Sua idéia é criar um mundo de informações sem fronteiras, presumindo as seguintes características seguindo de seus importantes complementos:
- interface consistente
- incorporação de um vasto conjunto de tecnologias e tipos de documentos
- “leitura universal”
- um protocolo de transmissão de dados - HTTP
- um sistema de endereçamento próprio - URL
- uma linguagem de marcação, para transmitir documentos formatados através da rede - HTML

Acesso remoto
A Internet permite que computadores conectem outros computadores, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados, isso permite novas formas de trabalho fora do ambiente comum de escritório. Seja em casa ou em uma viagem de negócios, uma pessoa pode acessar seu ambiente desktop do serviço, acessando e-mails e outros dados.

O compartilhamento de arquivo pode ser feito por qualquer pessoas que tenha o acesso à interet, o arquivo pode ser transmitido através de um servidor Web porém o mais utilizado hoje em dia é o servidor FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) (FTP é mais conhecido como ficheiros) a forma mais usada.

A Colaboração tornou-se possível e mais fácilcom a extensa facildade e o baixo custo. O chat, as redes socias (Orkut, MySpace, Fotologs, Blogs) e os mensageiros instantâneos (MSN, Yahoo!Messenger, Skype) também facilitaram de forma inimaginável a colaboração em rede, O e-mail também tornou-se ferramenta colaborativa mas, vêm perdendo seu espaço para essas novas formas de comunicação via internet.

As Transmissões de mídias vêm sendo cada vez mais usada, pois vários canais de televisão estão na internet oferecendo a transmissão de seus programas em tempo real. Não são só os canais que podem oferecer transmissão de imagens em tempo real, qualquer um que tenha uma webcam pode oferecer esse conteúdo pela internet e em tempo real. Existe também um mecânismo que permite a comunicação via áudio. Além de ser fácil e bastante conveniente de ser usado, essa nova tecnologia está se impondo e, em alguns casos, substituindo os telefones convencionais.


Por: Andrezza Gonçalves, Mariana Bergo e Maynara Carniel